domingo, 29 de junho de 2008

FUTURO PROFISSIONAL: O SEU FUTURO EM XEQUE...


A galera que está no ensino médio (principalmente no 3° ano) tem um grande desafio à sua frente: a escolha da profissão. Isso, na maioria das vezes, é um problema porque um verdadeiro bombardeio começa a acontecer nas (já conturbadas?) mentes – pais, escola, amigos, tendências, insegurança, revolta, tristeza, impulsos, talentos... Cansa só de pensar em pensar nisso.
A escolha, entretanto, é algo difícil e necessário. É dela que nascem os profissionais que compõem o mercado de trabalho em suas diversas áreas e mais, É DELA QUE NASCEM OS BONS PROFISSIONAIS E OS MAUS PROFISSIONAIS. E o grande desafio da escolha é a própria tomada de decisão, pela enorme pressão a que os “high schools” ficam submetidos.
Sei do que escrevo porque já passei por isso (ano passado, pra quem me conhece) e quem convive comigo soube quanto sofrimento foi pra escolher meu (promissor?) futuro. A dica que dou é ESCOLHA VOCÊ O QUE VOCÊ QUER. É. Não deixe que digam a você o que deve fazer, porque você só vai ser um bom e motivado profissional se fizer aquilo que realmente gosta. Por isso leia, pesquise (se quiser conversar, nosso e-mail está no canto), procure opiniões (opiniões, não ordens), reflita sobre a área em que você demonstra mais talento etc.
Uma coisa a se considerar: não se deve fazer uma escolha tão importante com base na “moda” do mercado ou no que dá mais dinheiro. Claro que você deve buscar informações sobre a área pretendida, mas não vá na “onda” de achar que tal curso é bom porque está fazendo sucesso.
Outra coisa: acredite no que você quer fazer. O mercado está à procura de pessoas que tenham boa perspectivas de seu desempenho profissional. Esta dica vale pra você que acha que sua área não é promissora ou que está passando por algo que eu passei – as pessoas falarem que não vai dar certo.
Para finalizar, queria frisar também que A FACULDADE NÃO É A ÚNICA PORTA DE SAÍDA DO ENSINO MÉDIO (CURSOS PROFISSIONALIZANTES E CONCURSOS PÚBLICOS SÃO ÁREAS DE GRANDE PROCURA ATUALMENTE). Portanto reflita, leia, busque informações e acredite no seu potencial.
SUCESSO!

DANIEL SATHIERF

Nenhum comentário: