domingo, 29 de junho de 2008

DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO XXI...


Todas as pessoas passam por bons e maus momentos. Ora estão radiantes, sorridentes, empolgados ora estão tristes, pra baixo, nos cantos, sérios, carrancudos. Isso é absolutamente normal. O problema é quando há uma evolução significativa nesse quadro “down” e o problema se torna o monstro da depressão.
O termo “depressão” é usado popularmente para descrever as situações de angústia acima descritas. Tecnicamente, é uma doença de cunho psicossomático (desenvolve conseqüências psicológicas e físicas) que EXIGE tratamento. Entretanto, tais terapias têm de ser adequadas e realizadas por um profissional competente. Isso porque há muitas pessoas que, ao lidar com alguém em quadro depressivo, incentivam e até cobram destas tentativas de reagir, animar-se, dar a volta por cima e, às vezes, agindo desta forma podem piorar a situação em vez de ajudar (anote-se que ninguém sabe o que o depressivo sente - nem mesmo o psiquiatra ou psicólogo - apenas ele conhece seu interior e até quem já passou por depressão pode não identificá-la em outros).
Os sintomas da depressão são diversos e individuais, indo desde sensações e pensamentos de tristeza até alterações físicas e bioquímicas no organismo. Perda de energia, tristeza constante, alterações no sono e apetite, dificuldade de concentração e lentificação das atividades físicas e mentais estão entre os principais. Aliados a estes, podem estar sentimentos de culpa, autocomiseração, dificuldade de terminar coisas que se começa, entre inúmeros outros indicadores. Contudo não se deve “elaborar” diagnósticos com base em textos e leituras (você pode estar com alguns sintomas descritos e não estar com depressão). A dica em consenso é: EM CASO DE DÚVIDAS, PROCURE AJUDA QUALIFICADA, NÃO DEIXE QUE O QUADRO EVOLUA NEM SE ENVERGONHE DE ESTAR NESSA. Quanto mais cedo o socorro e o tratamento chegarem, maiores e melhores são as chances de sair do quadro (SEI BEM DO QUE ESCREVO).
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém”, disse Renato Russo na música “Mais Uma Vez”. Faço minhas as suas palavras.

DANIEL SATHIERF

Nenhum comentário: